quarta-feira, 27 de outubro de 2021

A musica cristã é ignorada pelo livro didático do MEC


Crédito da imagem: br.freepik.com

Uma das maneiras que os materiais didáticos do MEC encontram para apresentar a diversidade cultural brasileira e estrangeira aos alunos é através do repertório musical. 


Vários estilos e ritmos são mostrados, bem como autores e cantores. Inclusive canções de conteúdo político, revolucionário e também religioso, a exemplo de composições e compassos do Candomblé, Umbanda e New Age. 

Mas a rica e diversificada música cristã, com seus músicos, seja ela católica, ortodoxa ou evangélica, por mais que manifeste a cultura da maioria populacional brasileira, não é contemplada no livro didático.

Trata-se de flagrante cerceamento da expressão musical cristã na escola, pelo material didático oficial. 

E sabe-se que a música não é neutra e nem de pouca utilidade. Ela possibilita a ampliação da atividade cerebral, auxiliando o processo de aprendizagem. Além do mais, facilita a transmissão de discursos, valores morais, culturais e simbólicos.

Orley José da Silva, é professor em Goiânia, mestre em letras e linguística (UFG) e doutorando em ciências da religião (PUC Goiás).






























 

Um comentário:

A quem interessa o desperdício público de livros didáticos?

Foto: Maria Machado/Arquivo Pessoal. (divulgação) Algumas redes públicas de ensino do país estão aderindo a uma espécie de terceirização bra...