BNCC favorece a educação em movimentos sociais e coletivos como alternativa de transformação política e social
Não se pode estranhar a presença desse conteúdo sobre "os sem terrinha" em livro didático para o 4º ano, cujos alunos têm 9 ou 10 anos de idade, quando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em função da sua perspectiva intercultural, privilegia a formação educacional em movimentos sociais e coletivos.
"(EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos." (BNCC, 2017, p. 389)
Conforme o exemplo abaixo, imagens e textos relacionados aos movimentos sociais e coletivos, de inspiração socialista, são encontrados em livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), para o quatriênio 2019/22.
De acordo com as expectativas de aprendizagem e orientações didáticas no manual do professor, além de textos, atividades complementares e diálogo, deve-se apresentar o vídeo "Sem Terrinha em Movimento", que foi publicado na internet pelo MST em 2017.
Uma estratégia para familiarizar as crianças com imagens, ícones, memórias, práticas, narrativas e propostas dos movimentos sociais e dos coletivos ligados ao socialismo. Desta maneira, torna-se possível incutir na mente dos alunos de tenra idade a viabilidade do idealismo desses movimentos para o processo de transformação social.
Orley José da Silva, é professor em Goiânia, mestre em letras e linguística (UFG) e doutorando em ciências da religião (PUC Goiás). É especialmente interessado no acompanhamento do currículo escolar e do material didático.
Publicações relacionadas:
Como os livros didáticos veem o período do Regime Militar:
http://deolhonolivrodidatico.blogspot.com/2018/01/como-os-livros-do-mec-apresentam.html
Para conhecer a BNCC sob o ponto de vista conservador cristão:
Como os livros didáticos apresentam os Movimentos Sociais e os Coletivos:
Modelos de Notificação Extra-Judicial contra doutrinação escolar:
Uma Nota Técnica sobre a 3ª versão da BNCC:
Nenhum comentário:
Postar um comentário