Caso o MEC de Bolsonaro discorde dos livros didáticos e literários de 2019 da Pré-Escola e Anos Iniciais do Ensino Fundamental poderá ter dificuldades legais e fiscais para substituí-los.
Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
Escolas públicas de todo o país receberão no início do próximo ano letivo os livros didáticos e literários, em cumprimento aos editais "didáticos e literários" de 2019, do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
Serão centenas de títulos e milhões de exemplares encomendados de diferentes editoras.
Os livros atenderão à Pré-Escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses) e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano, crianças de 6 a 10 anos).
Uma característica notada nos livros é o alinhamento deles à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, pela primeira vez, de maneira oficial, visto que os anos anteriores já a contemplavam, extraoficialmente, desde o ano de 2015.
Os livros chegam com validade de 4 anos, ou seja, de 2019 a 2022, impossibilitando a mudança dos mesmos durante todo o período do Governo Bolsonaro, caso seus conteúdos e ideias divirjam das suas promessas para a Educação feitas durante à campanha eleitoral.
O levantamento abaixo sobre o material didático de 2019 foi realizado em aproximadamente 10% dos livros aprovados nesse edital. Mesmo assim, entendemos que esta amostra reflete a predominância de conteúdo e ideias no restante dos livros aprovados nesse edital.
É bom esclarecer que esta pesquisa está apenas no seu início e deverá avançar nas próximas semanas para um percentual maior dos livros aprovados pelo edital PNLD 2019.
Com relação aos livros literários do edital PNLD 2019 literário, os mesmos encontram-se em fase de coleta e análise para divulgação futura neste blog.
Para conhecer o edital 01/2017 que gerou os livros didáticos do PNLD 2019:
Para conhecer alguns livros literários do PNLD 2019 literário:
Para acompanhar a trajetória do PNLD 2019:
Cooperadores nesta pesquisa:
Ester Brito Paiva de Castro, é diretora escolar municipal e conselheira educacional em Araçatuba (SP), pedagoga e especialista em Formação de Recursos Humanos para a Educação Infantil.
Jane Moreira, é professora municipal no Ensino Fundamental em Sabará (MG), licenciada em letras (PUC Minas) especialista em direitos humanos e relações étnico-raciais (UFPR) e mestre em educação (CEFET-MG).
Luciana Evangelista Mendes, é professora estadual no Ensino Fundamental e no Ensino Médio em Trindade (GO), licenciada em letras (UFG), especialista em língua espanhola (FINOM), mestre em letras e linguística (UFG).
Orley José da Silva, é professor municipal no Ensino Fundamental em Goiânia (GO), especialista em leitura e produção textual (UFG), mestre em letras e linguística (UFG) e doutorando em ciências da religião (PUC Goiás).
Sandra Lima de Vasconcelos Ramos, é professora na UFPI de Teresina (PI), escritora, licenciada em pedagogia, especialista em psicopedagogia, mestre e doutora em educação (UFPI).
Silvaílde de Souza Martins Rocha, é pedagoga, escritora, mestre em educação (UnB) e diretora do Instituto de Estudos Independentes (INTESI), com sede em Teresina (PI).
Publicações correlatas:
Um amplo arquivo sobre os passos da BNCC (para crianças de 0 a 14 anos)
Uma análise técnica sobre a BNCC:
Em 2019, livros virão com Ideologia de Gênero:
Movimentos sociais para crianças em 2019:
Diversidade religiosa para as crianças em 2019
Nunca vi tanta imbecilidade junta num só artigo. Não sei se rio ou choro da indigência intelectual da direita.
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