sábado, 26 de dezembro de 2020

Che Guevara em livro didático do MEC para 2020

Che Guevara, fotografado por Alberto Korda (1960)

Um livro de Língua Inglesa para o 8º ano do Ensino Fundamental, indica o filme de produção multinacional The motorcycle diaries, de 2004, dirigido pelo brasileiro Walter Salles e traduzido para o português como Diários de uma motocicleta.


No mesmo capítulo os autores do livro indicam outros filmes como The adventures of Tintin, Fullmetal alchemist, Casablanca, Shrek e Harry Potter. E incentivam os alunos a buscarem as obras literárias que deram origem aos filmes, além das suas contextualizações históricas.  

Seleção de parte da página do livro

Os materiais didáticos costumam ilustrar e complementar seus conteúdos com a indicação de filmes, músicas, livros, artigos de opinião, quadrinhos, charges, pinturas e agora também sites, blogs e redes sociais. 

E não há dúvidas quanto a importância desses recursos para a sedimentação e ampliação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno.   

Da mesma maneira, não se pode negar que a escolha das ilustrações e dos complementos de conteúdo, em maior ou menor grau, estejam isentos da subjetividade, visão de mundo e intencionalidade dos autores dos livros.




No caso em apreço, um filme que idealiza e romanceia a viagem feita uma parte de moto e outra de carona por Ernesto Guevara e o amigo Alberto Granado, no ano de 1952, a alguns países da America Latina. De acordo com a película, durante o trajeto, ambos os jovens testemunharam injustiças pessoais e de classe social, o que teria servido para despertar neles o sentimento revolucionário comunista.  

Mesmo que haja o argumento de que a indicação desse filme não tenha interesse político-ideológico, visto que no mesmo capítulo o livro apresenta outros filmes, ultimamente, tem sido comum aos livros didáticos apresentarem de maneira indireta, simpática e sem contestações, ícones do socialismo e do comunismo.


Seleção de parte da página 50 do livro didático.


Esta amostra de conteúdo foi colhida no livro de Língua Inglesa do 8º ano, do Ensino Fundamental, da Coleção BECOME, da editora FTD, Código no PNLD 2020 nº 0357P20092, tendo como autores: Adolfo Tanzi Neto, Elaine Hodgson, Isabel Alencar de Lacombe, Rafael Monteiro e Viviane Kirmeliene.

Esse livro faz parte do edital do livro didático de 2020 , cujas obras deverão ficar nas escolas públicas de todo o país por um período de 4 anos, ou seja, até o ano de 2023. 

O referido edital de chamamento, publicado no Diário Oficial da União (DOU) nº 60, página 31, de 28 de março de 2018, é assinado por Rossieli Soares da Silva, em nome da Secretaria de Educação Básica (SEB), Ivana de Oliveira, pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e Silvio de Souza Pinheiro, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para fundamentar o capítulo, os autores do livro didático mobilizaram habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental:
(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

Esta matéria faz parte de um conjunto de 15 que este blog publica, dedicadas aos materiais didáticos recomendados pelo MEC para o ano de 2020. Procure conhecê-las clicando nos links:  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 


Orley José da Silva, é professor em Goiânia, mestre em letras e linguística (UFG) e doutorando em ciências da religião (PUC Goiás).










Um comentário:

  1. Enquanto o MEC servir de boi de picanha para o governo Bolsonaro, o PNLD continuará sob o comando de progressistas e globalistas, pra não dizer "esquerdistas".

    ResponderExcluir

A quem interessa o desperdício público de livros didáticos?

Foto: Maria Machado/Arquivo Pessoal. (divulgação) Algumas redes públicas de ensino do país estão aderindo a uma espécie de terceirização bra...