Che Guevara, fotografado por Alberto Korda (1960)
Um livro de Língua Inglesa para o 8º ano do Ensino Fundamental, indica o filme de produção multinacional The motorcycle diaries, de 2004, dirigido pelo brasileiro Walter Salles e traduzido para o português como Diários de uma motocicleta.
No mesmo capítulo os autores do livro indicam outros filmes como The adventures of Tintin, Fullmetal alchemist, Casablanca, Shrek e Harry Potter. E incentivam os alunos a buscarem as obras literárias que deram origem aos filmes, além das suas contextualizações históricas.
Os materiais didáticos costumam ilustrar e complementar seus conteúdos com a indicação de filmes, músicas, livros, artigos de opinião, quadrinhos, charges, pinturas e agora também sites, blogs e redes sociais.
E não há dúvidas quanto a importância desses recursos para a sedimentação e ampliação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno.
Da mesma maneira, não se pode negar que a escolha das ilustrações e dos complementos de conteúdo, em maior ou menor grau, estejam isentos da subjetividade, visão de mundo e intencionalidade dos autores dos livros.
No caso em apreço, um filme que idealiza e romanceia a viagem feita uma parte de moto e outra de carona por Ernesto Guevara e o amigo Alberto Granado, no ano de 1952, a alguns países da America Latina. De acordo com a película, durante o trajeto, ambos os jovens testemunharam injustiças pessoais e de classe social, o que teria servido para despertar neles o sentimento revolucionário comunista.
Mesmo que haja o argumento de que a indicação desse filme não tenha interesse político-ideológico, visto que no mesmo capítulo o livro apresenta outros filmes, ultimamente, tem sido comum aos livros didáticos apresentarem de maneira indireta, simpática e sem contestações, ícones do socialismo e do comunismo.
(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
Enquanto o MEC servir de boi de picanha para o governo Bolsonaro, o PNLD continuará sob o comando de progressistas e globalistas, pra não dizer "esquerdistas".
ResponderExcluir