segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Fake news é conteúdo no livro didático do MEC de 2020


Esta postagem, a segunda de um grupo de 14 sobre os livros do MEC/2020, tem o objetivo de apresentar o conteúdo de fake news em livros didáticos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, da 2ª fase do ensino fundamental, do PNLD/MEC 2020.




Para fundamentar o conteúdo de fake news, os autores recorrem a objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como este:

"A questão da confiabilidade da informação, da proliferação de fake news, da manipulação de fatos e opiniões têm destaque e muitas das habilidades se relacionam com a comparação e análise de notícias em diferentes fontes e mídias, com análise de sites e serviços checadores de notícias e com o exercício da curadoria, estando previsto o uso de ferramentas digitais de curadoria." (BNCC, 2017, p. 134)

As páginas abaixo foram colhidas de 6 livros diferentes de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, um número pequeno de livros diante do montante do lote, correspondendo apenas a um indício ou amostra do que pode ocorrer nos demais volumes das mesmas disciplinas. 

Para ilustrar  os conteúdos, os autores, por exemplo, colheram referências que mencionam fake news nas últimas eleições presidenciais americana e brasileira, de acordo com a visão de veículos de comunicação e articulistas ligados à esquerda. Desta maneira, fica subentendido ao aluno que as fake news sejam fenômenos diretamente ligados à direita política. 

Uma interpretação dirigida dos fatos que, muito provavelmente, ficará fixada no inconsciente do aluno.

Merece atenção a indicação de determinadas agências de checagem de notícias, algumas delas reconhecidamente ligadas à esquerda política.

Desta maneira, os alunos são dirigidos à conferência de notícias através de especificadas agências de checagem jornalística.

Não nos dedicaremos à analise das páginas dos livros abaixo. Deixaremos para que o leitor tire suas próprias conclusões.

Trata-se da primeira remessa de livros em conformidade com a versão homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em dezembro de 2017, em vigor a partir de janeiro de 2020.

Esse conjunto de postagens tem sido feito exclusivamente com livros de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Os livros das demais disciplinas serão analisados em outra oportunidade. 


Esse lote de livros, faz parte do edital de convovação 01/2018 SEB/MEC , ainda do MEC do governo Temer. A finalização do processo de licitação deu-se por meio da Portaria nº 27/2020 SEB/MEC PNLD 2020 . 



Orley José da Silva, é professor em Goiânia no ensino fundamental do município, é licenciado em letras (UFMS), especialista em leitura e produção de textos (UFG), mestre em letras e linguística (UFG) e doutorando em ciências da religião (PUC Goiás).



Leia também:
















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

A quem interessa o desperdício público de livros didáticos?

Foto: Maria Machado/Arquivo Pessoal. (divulgação) Algumas redes públicas de ensino do país estão aderindo a uma espécie de terceirização bra...