sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Livro didático do MEC/2020 acompanha Agenda 2030 da Unesco


Observações realizadas em livros didáticos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do PNLD/2020 apontam que os mesmos contemplam, de maneira transversal, as metas da Agenda 2030 da Unesco, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).





(Imagem recortada da página do livro didático)


Mas a referência aos 17 objetivos que a ONU afirma serem para o desenvolvimento sustentável do mundo estão presentes em livros não somente de Português e Inglês mas também das outras disciplinas.

Desta forma, ao aplicar essa temática à educação dos alunos, ano após ano, em todas as disciplinas, contribui para a formação de uma sociedade global, com uma ética cultural semelhante e a assimilação de valores multi e interculturais.  





Esta é a sexta de quatorze postagens que este blog apresenta sobre alguns temas abordados pelos livros didáticos recomendados pelo MEC ( PNLD/2020 ) para os anos finais do Ensino Fundamental  (6º ao 9º ano), com validade de quatro anos: 2020 à 2023. 

A presente pesquisa foi realizada somente em livros de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Livros das outras disciplinas ficarão para os próximos meses.

Trata-se da primeira remessa de livros em conformidade com a versão homologada (dez/2017) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, crianças de 0 a 14 anos. 


Orley José da Silva, é professor em Goiânia, mestre em letras e linguística (UFG) e doutorando em ciências da religião (PUC Goiás).



Postagens relacionadas\;

Leia antes as quatro postagens anteriores;
 a 1ª, Tábata no livro didático; 
a 2ª, fake news no livro didático; 
a 3ª, feminismo no livro didático; 
a 4ª, católicas pelo aborto;  
5ª, engajamento político no livro didático. )



Outras postagens:









As orientações da Unesco sustentam que o uso da educação, especialmente dos menores, é imprescindível para implementar no mundo as 17 metas do desenvolvimento sustentável.








Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Alice Braga, Gilberto Gil, Criolo e Lenine em vídeo publicitário da ONU sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030.



O que é um cidadão global?






A tira abaixo recomenda argumentos ao professor no sentido de promover a adesão dos alunos à Agenda 2030.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Sakamoto é referência em livro didático do MEC para 2020

Esta é a sexta de uma série de 14 postagens que este blog realiza sobre ocorrências "questionáveis" nos livros didáticos recomend...