sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Livros do MEC de 2020 submetem-se à Agenda 2030 da Unesco


Observações realizadas em livros didáticos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do PNLD/2020 apontam que os mesmos contemplam, de maneira transversal, as metas da Agenda 2030 da Unesco, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).





(Imagem recortada da página do livro didático)


Mas a referência aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), criados em 2015 para serem implementados em todos os seus países membros até 2030, estão presentes em livros didáticos não somente de Português e Inglês mas também para as outras disciplinas.

Desta forma, ao aplicar essa temática à educação dos alunos, ano após ano, em todas as disciplinas, contribui para a formação de uma sociedade globalista, com uma ética cultural semelhante e a assimilação de valores multi e interculturais, com vistas a uma Nova Ordem Mundial. 





Esta é a sexta de quatorze postagens que este blog apresenta sobre alguns temas abordados pelos livros didáticos recomendados pelo MEC ( PNLD/2020 ) para os anos finais do Ensino Fundamental  (6º ao 9º ano), com validade de quatro anos: 2020 à 2023. 

A presente pesquisa foi realizada somente em livros de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Livros das outras disciplinas ficarão para os próximos meses.

Trata-se da primeira remessa de livros em conformidade com a versão homologada (dez/2017) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, crianças de 0 a 14 anos. 


Orley José da Silva, é professor em Goiânia, mestre em letras e linguística (UFG) e doutorando em ciências da religião (PUC Goiás).



Postagens relacionadas\;

Leia antes as quatro postagens anteriores;
 a 1ª, Tábata no livro didático; 
a 2ª, fake news no livro didático; 
a 3ª, feminismo no livro didático; 
a 4ª, católicas pelo aborto;  
5ª, engajamento político no livro didático. )



Outras postagens:









As orientações da Unesco sustentam que o uso da educação, especialmente dos menores, é imprescindível para implementar no mundo as 17 metas do desenvolvimento sustentável.








Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Alice Braga, Gilberto Gil, Criolo e Lenine em vídeo publicitário da ONU sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030.



O que é um cidadão global?






A tira abaixo recomenda argumentos ao professor no sentido de promover a adesão dos alunos à Agenda 2030.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

A quem interessa o desperdício público de livros didáticos?

Foto: Maria Machado/Arquivo Pessoal. (divulgação) Algumas redes públicas de ensino do país estão aderindo a uma espécie de terceirização bra...